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Atenção lojista: simplifique a Black Friday em cinco pontos

Atenção lojista: simplifique a Black Friday em cinco pontos
16 NOV 2016 E-commerce News

Atenção lojista: simplifique a Black Friday em cinco pontos

Mais do que apenas uma data especial para negociações, a Black Friday assemelha-se em importância ao Dia das Mães devido ao número de pedidos realizados, o que é muito expressivo para uma data que passou a ser comemorada recentemente.

Contudo, o que realmente atrai o consumidor às compras, nessa sexta-feira tão específica de novembro, é a grande ideia da ação: os preços promocionais.

Portanto, se o objetivo e a marca registrada da Black Friday são os valores mais baixos, para participar deste evento com efetividade, a loja virtual deve estar disposta a reduzir os preços de seus produtos.

Acompanhe, a seguir, 5 pontos que simplificarão a Black Friday para seu negócio:

1. O que é a Black Friday?

A Black Friday é uma campanha com o objetivo de abrir as vendas para o Natal, logo após o dia de Ação de Graças, que é comemorado na 4ª quinta-feira do mês de novembro nos Estados Unidos.

A ideia vem sendo adotada, também, por outros países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal e Paraguai. Aqui no Brasil, a Black Friday foi iniciada em 2010.

A ideia da Black Friday é proporcionar descontos de até 80% para diversas categorias de produtos, como smartphones, notebooks, eletrodomésticos, TVs, roupas, calçados, livros e outros.

Para os consumidores, a grande vantagem é antecipar as compras do Natal com preços mais acessíveis.

Já, para o lojista, é uma ótima oportunidade para esvaziar o estoque de algumas categorias de produtos para liberar espaço para as vendas do Natal, que são as mais expressivas do ano.

Assim como nos EUA, a Black Friday no Brasil acontece sempre na última sexta-feira de novembro.

2. Por que a Black Friday é importante e por que participar?

A Black Friday se tornou importante pois trouxe ao comércio eletrônico brasileiro uma arrecadação “inesperada”, afinal, uma nova data foi inclusa no calendário do e-commerce nacional e resultou em faturamentos muito expressivos, cuja expectativa é crescente a cada ano.

Para o lojista que deseja ampliar seu faturamento neste ano, a importância na participação da Black Friday está em fidelizar os consumidores já frequentes oferecendo ofertas diferenciadas, e aproveitar a oportunidade para conquistar novos clientes, valendo-se do movimento que data proporciona.

3. Números da Black Friday

Desde 2013, os números referentes às vendas na Black Friday se tornaram bastante expressivos. No ano passado, por exemplo, o faturamento total, no dia 27 de novembro foi equivalente ao Dias das Mães, com negociações entre 25/04 e 09/05.

Esse total de vendas e faturamento em um único dia revela a grande relevância desta data e da necessidade de adaptação pelas lojas virtuais.

4. Quais estratégias usar para vender mais na Black Friday?

Deixe seu estoque preparado. A sexta-feira da Black Friday é marcada pela ávida procura por produtos com desconto.

O fator preço baixo é, justamente, o atrativo desse período, logo seu estoque precisa estar pronto para receber seus clientes. Ter itens indisponíveis em plena Black Friday não é nada bom e pode prejudicar muito sua credibilidade.

Divulgue! Se você não informar que seu e-commerce aderiu à Black Friday, seus retornos não serão tão bons quanto você espera. Por isso, prepare seu negócio e seus consumidores.

Vale apostar em e-mail marketing, publicação impulsionada, banner na loja informando os produtos em promoção, etc.

Nada de mentiras. Você, certamente, já viu o termo “Black Fraude” e já ouviu isso de algumas pessoas também. Você não deseja que seu e-commerce seja enquadrado à essa prática, certo?

Dessa forma, é fundamental que sua loja virtual realmente se prepare para as vendas durante esse dia, e libere promoções reais aos consumidores.

Esteja pronto. Prepare totalmente o seu e-commerce, suas mídias sociais e seus consumidores para este dia. Fique pronto para responder às dúvidas dos clientes, para separar as mercadorias com agilidade, e dar ainda mais atenção às suas mídias sociais.

Não espere a próxima Black Friday para contatar o cliente novamente. Assim que a mercadoria for entregue, contate o seu consumidor e questione-o sobre sua experiência com a loja durante a Black Friday.

Se todos os processos forem executados da maneira correta, o consumidor terá muitos motivos para voltar.

5. Como a Black Friday pode ser boa para meu negócio?

A Black Friday 2016 acontece no dia 25 de novembro, e tem faturamento estimado em R$ 2,1 bilhões de reais, ou seja, dados que refletem uma ótima oportunidade de negócio antes do Natal.

É muito válido destacar, por fim, que você não precisa envolver a loja inteira na Black Friday, isto é, alguns departamentos ou seções de produtos já é bastante válido!

A Black Friday é um momento para você vender mais, e não sair no prejuízo; por isso, analise o que pode ser atrativo para seu consumidor, e rentável para seu negócio.

Quais produtos precisam ser liberados no estoque? Quais itens estão parados há muito tempo? Qual porcentagem de desconto eu posso estabelecer? Analise com sabedoria e aproveite o máximo da Black Friday! Sucesso!

http://www.cdlpatos.com.br/noticias/atencao-lojista-simplifique-a-black-friday-em-cinco-pontos

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