CDL Patos de Minas
CDL Patos de Minas
CDL Talentos
SPC Brasil
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • E-mail
(34) 3818-3400

Delegação Mineira participa da 55ª Convenção Nacional do Comércio Lojista

09 SET 2016

Delegação Mineira participa da 55ª Convenção Nacional do Comércio Lojista

Representantes das CDLs mineiras e da FCDL-MG estiveram presentes na 55ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, em Salvador, no período de 1º a 4 de setembro. O evento organizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado da Bahia e CDL Salvador, contou com mais de dois mil dirigentes lojistas e empresários de todo o Brasil e, como nas edições anteriores, a delegação mineira esteve presente com 250 participantes, de aproximadamente 30 cidades do Estado. Para o presidente da FCDL-MG, Frank Sinatra, o engajamento de todos em prol do Movimento é a principal motivação para nos tornarmos mais próximos, como uma família.

Edição 2016 - Educar e construir novos rumos.

Com foco em educação, que é a base de tudo e um ponto que precisa ser fortalecido no Brasil, Frutos Gonzalez Dias Neto, presidente da CDL Salvador, afirmou a importância do tema para o nosso Movimento. ??No ramo do comércio muitos lojistas até alcançam o sucesso, mas as vezes há pouco investimento em educação no sentido de buscar alternativas para o seu negócio, ou seja, se atualizar com novas tecnologias. Hoje assistimos a uma evolução muito grande em termos de tecnologia para as lojas e para a relação com o cliente?, analisa. Para Honório Pinheiro, presidente da CNDL, a finalidade da Convenção é proporcionar mudanças culturais aos participantes, promovendo o crescimento da classe, o aumento do conhecimento e desenvolvimento de novos negócios, além da importância do convívio e a troca de experiências.

Programação técnica

Tecnologia para desenvolver novos negócios. Esse é o momento oportuno para o varejo brasileiro, que teve sua expansão pautada pelo crescimento do consumo de 2003 a 2013. ??O aumento de renda dos brasileiros impulsionou a abertura de lojas e expansão de redes por todo o Brasil. No entanto, o ciclo de desaceleração, considerado natural pelos especialistas, tem desestabilizado os menos otimistas. No comércio, cuja disputa é grande, é essencial enxergarmos as deficiências do mercado, os pontos mais críticos e investir em soluções para conseguirmos nos destacar?, indica o presidente da CNDL. Honório é enfático: ??Com a escassez de oportunidades, apenas os mais preparados terão chances de realizar bons negócios. Acreditamos em uma instabilidade econômica de curto prazo. E, para isso, precisamos estar com um olhar no futuro para conquistar bons resultados.

Conhecer novas técnicas e fomentar negócios que oportunizem a classe lojista do Brasil e proporcionem o crescimento das empresas, indústrias, instituições e prestadores de serviços que tenham interesse no segmento, incluindo empresários de todo o território nacional e de alguns países da América do Sul?, aponta Pinheiro.

Temas apresentados

Inovação: Conceito, atitude e identidade? com Clóvis de Barros Filho

Professor doutor e livre docente pela Escola de Comunicação e Artes da USP com mais de 30 anos de experiência acadêmica e 10 anos como palestrante e consultor de grandes empresas. Autor de mais de 15 obras, entre elas o best-seller ??A vida que vale a pena ser vivida?.

Inovação no Varejo com GS1 Brasil e CDL Jovem

??Inovar é progredir. Em tempos de bonança, tão necessário quanto nas crises. Inovação é criatividade, imaginação. Para inovar, é preciso se conhecer, conhecer o mundo, as virtudes e dificuldades das nossas atividades. Sobretudo, para inovar é preciso confiança e coragem?.

A GS1 Brasil é uma associação multisetorial cuja atuação está diretamente ligada à inovação. Integra uma rede composta por 111 organizações ao redor do mundo e que possuem mais de 1 milhão de empresas associadas. Seu propósito é implementar e disseminar padrões para o processo de automação, desde a matéria-prima até o consumidor final, promovendo a contínua inovação para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade.

A CDL Jovem desenvolveu um projeto chamado Inova Varejo, cujo objetivo é promover e disseminar informações sobre ferramentas inovadoras, com baixo custo e fácil aplicação a varejistas. Mais de 300 ferramentas foram testadas e avaliadas, e o resultado deste trabalho foi a seleção das 50 mais relevantes para ganhar destaque por meio do portal, redes sociais e oficinas presenciais realizadas pela CDL Jovem em todo país, sempre com o objetivo de levar a inovação aos varejistas brasileiros.

A educação transforma com Daniel Faccini Castanho

Presidente da Anima Educação, uma das maiores organizações educacionais privadas de ensino superior país, tanto em termos de receita como em número de estudantes matriculados. No início de 2015 a Anima contava com mais de 79 mil estudantes matriculados em cursos presenciais, em 18 campi localizados nos estados de Minas Gerais e São Paulo.

Influenciadores Digitais com Patrícia Marins e Patrícia Santiago

Os Influenciadores Digitais vêm ganhando força e estão transformando toda a lógica dos investimentos publicitários, passando a ser uma solução possível de comunicação do varejista com o seu consumidor final. O painel apresentou o conceito e as potencialidades dos Influenciadores Digitais, assim como sua relação com os hábitos de consumo nos mais diversos segmentos. Estarão presentes algumas personalidades das redes sociais que possuem milhares de seguidores e ditam tendências de consumo.

Crédito & Consumo com Cristiana Lôbo

Discussão com especialistas sobre inovações em políticas de crédito e o respeito ao consumidor nas relações comerciais. O Procurador-Geral de Justiça do Distrito Federal ?? Dr. Leonardo Bessa, juntamente com Fernando Chacon (presidente da REDE) e Marcos Holanda (presidente do Banco do Nordeste) debaterão a regulamentação e os limites de atuação que envolvem o mercado de crédito e as relações de consumo no Brasil.

UNECS ?? União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços com Cristiana Lôbo

Os principais temas relativos ao setor de Comércio e Serviços serão apresentados e discutidos com a participação dos presidentes das 7 entidades mais representativas do segmento e que formam a UNECS: ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores), ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), ALSHOP (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), ANAMACO (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil).

??O jeito arretado de empreender? com Bráulio Bessa

Escritor, poeta, empreendedor social, criador do projeto ??Nação Nordestina? com mais de 1 milhão de fãs/seguidores, causando impacto social em mais de 10 milhões de pessoas por mês, é considerado hoje o maior ativista da cultura nordestina nas redes sociais do país. Faz parte do elenco do programa Encontro com Fátima Bernardes da Rede Globo, munido da mais pura sabedoria popular e do já conhecido bom humor cearense. Contrariando o velho discurso de que ??palestras são chatas e entediantes?, Bráulio Bessa apresenta uma palestra/espetáculo perfeita para quebrar esse paradigma. A história inspiradora do matuto sonhador do interior do Ceará que, sem precisar abandonar o sertão, criou o maior movimento virtual de divulgação da cultura nordestina no planeta e se tornou um dos mais importantes empreendedores sociais do país.

https://www.cdlpatos.com.br/noticias/delegacao-mineira-participa-da-55-convencao-nacional-do-comercio-lojista

Sistema CNDL

Fale conosco