Empregadores encontram motivos para não contratar em perfis das redes sociais

22 JUL 2013

Empregadores encontram motivos para não contratar em perfis das redes sociais

Nos Estados Unidos, mais de dois em cada cinco gerentes e profissionais de RH (43%) dizem ter obtido informações que lhes fizeram desistir de candidatos a uma vaga de emprego através de redes sociais. Houve um aumento de 9% em relação ao ano passado. Na região, 39% das empresas utilizam as plataformas na busca por colaboradores.

De acordo com o levantamento, 50% dos entrevistados disseram ter se deparado com conteúdos - imagens/informações - provocativos ou inapropriados. Além disso, 48% encontraram indícios de consumo de drogas e álcool e 33% uso de linguajar chulo.

Foram desclassificados também candidatos com baixa capacidade de comunicação (30%); que fizeram comentários preconceituosos (28%); e que mentiram em relação a suas qualificações (24%).

Contudo, os empregadores também relataram a descoberta de conteúdos que tornaram os candidatos mais atraentes: 57% mencionaram que o candidato transmitiu uma imagem profissional; 50% revelaram uma boa sensação em relação a personalidade do avaliado; e 50% se depararam com uma ampla gama de interesses do candidato.

Segundo o levantamento, os empregadores estão usando as redes sociais para vislumbrar o comportamento do candidato e sua personalidade fora da entrevista, e está interessado na apresentação profissional e em como o candidato se encaixaria com a cultura da empresa.

Os dados são do CareerBuilder, empresa atuante no segmento de soluções em capital humano, e ouviu mais de dois mil profissionais dos Estados Unidos.

Fonte: Você RH