Emprego formal tem pior mês de maio, pelo menos, desde 2002

Em maio deste ano, foram abertas 72 mil vagas com carteira assinada. Na parcial até maio,669 mil vagas formais foram abertas, diz governo.
24 JUN 2013

Emprego formal tem pior mês de maio, pelo menos, desde 2002

O Brasil criou 72.028 novos postos formais de trabalho em maio, informou nesta sexta-feira (21) o Ministério do Trabalho e Emprego, com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Trata-se do pior resultado, para meses de maio, pelo menos desde 2002, até quando o governo disponibiliza a série histórica para estes dados. Contra igual mês do ano passado, quando foram abertas 139.679 vagas de emprego com carteira assinada, foi registrada uma queda de 48,4%, segundo dados oficiais.

O número de empregos formais criados em maio deste ano ficou distante do recorde para o período, registrado no segundo mês de 2010 – quando foram abertas 298.041 vagas formais. Os números mensais não foram ajustados para incluir empregos declarados fora do prazo formal.

Acumulado do ano

No acumulado dos cinco primeiros meses deste ano, segundo o Ministério do Trabalho, foram criadas 669.279 vagas formais de emprego. Isso representa uma queda de 23,7% frente ao mesmo período do ano passado - quando foram abertas 877.909 vagas.

Trata-se, também, do pior resultado para o período de janeiro a maio desde 2009, quando foram abertas cerca de 250 mil vagas abertas. O recorde histórico para o período permanece sendo o ano de 2010, quando, de janeiro a maio foram criados 1,38 milhão de empregos.

Os números de criação de empregos formais do acumulado deste ano, e de igual período de 2011, foram ajustados para incorporar as informações enviadas pelas empresas fora do prazo (até o mês de abril). Os dados de maio ainda são considerados sem ajuste.

Atividade

A queda no número de empregos formais criados, tanto em maio quanto no acumulado deste ano, acontece em meio a um ritmo baixo de crescimento da economia brasileira. No ano passado, o PIB avançou somente 0,9% e, no primeiro trimestre deste ano, subiu 0,6% sobre os três últimos meses do ano passado. Ambos os resultados ficaram abaixo da expectativa do governo e do mercado financeiro.

Apesar de o Banco Central estar subindo os juros neste ano, para controlar as pressões inflacionárias, o governo manteve estímulos ao consumo, como um IPI menor do que o normal para a linha branca (máquinas, fogões e geladeiras), para automóveis, além de ter desonerado a folha de pagamento de alguns setores e liberou crédito para as empresas e para os estados do país com juros mais baixos, entre outras medidas.

Fonte: G1