CDL Patos de Minas
CDL Patos de Minas
CDL Talentos
SPC Brasil
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • E-mail
(34) 3818-3400

Jornalista Salette Lemos apresenta o histórico do panorama econômico brasileiro em Patos de Minas

18 ABR 2016

 As oportunidades para superar a crise econômica vivida pelo Brasil estão entre os temas mais debatidos no cenário nacional. E, Patos de Minas está inserida neste contexto.

Nesse sentido, o Sicoob Credipatos em parceira com o SEBRAE, CDL Patos de Minas e Sindcomércio trouxeram a jornalista Salette Lemos, um dos principais nomes do jornalismo político-econômico, a qual se destaca por ter sido uma das responsáveis pelo primeiro programa de economia da TV brasileira.

Com o tema a importância da atual conjuntura econômica brasileira, Salette Lemos, iniciou a palestra com uma citação de Albert Einstein “A crise é a melhor bênção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias”.

Salette Lemos apresentou o histórico do panorama econômico como o  PIB, inflação, crédito, investimentos, dentre outros. “O Brasil aconteceu. A crise faz pensar e colocar em movimento. E naquele momento, o país esqueceu a crise e se voltou para o mercado interno; foi atrás de crédito”, pontuou Salette Lemos ao afirmar que em meio à crise mundial de 2008 o Brasil teve a oportunidade de se diferenciar economicamente diante os demais países, tanto que entre os anos de 2008 e 2010 o Brasil ganhou mais de 40 milhões de consumidores e viu uma nova ascensão da Classe C.

Segundo Salette Lemos, foi com esse ganho de mais de 40 milhões de novos consumidores do Brasil que levou o mercado internacional a voltar seus olhos para o país, contudo, o governo federal não soube economizar. “O principal fator que emperra o crescimento econômico é o descontrole das contas. Erramos no momento em que faturamos muito e investimos em nada”.

A jornalista ressaltou que os novos modelos de desenvolvimento propostos por Havard é associativismo cooperativista. “O cooperativismo é um movimento que se fortalece no mundo todo para promover o desenvolvimento econômico, gerando bem-estar dos indivíduos e comunidades. A cooperação se evidencia como a mola propulsora da evolução do mundo e das pessoas”.

O presidente da CDL Patos de Minas, Eduardo Castanheira, frisa a importância de trazer uma palestrante de renome nacional, na área político-econômica devido o momento político atual trazer reflexos para a economia do país. “É de suma importância valorizarmos os nossos associados, os quais trabalham arduamente para o desenvolver o nosso município e a palestra apresentou alternativas otimistas para encararmos esse novo Brasil”.

Fonte: Ascom CDL Patos de Minas

https://www.cdlpatos.com.br/noticias/jornalista-salette-lemos-apresenta-o-historico-do-panorama-economico-brasileiro-em-patos-de-minas

Sistema CNDL

Fale conosco