CDL Patos de Minas
CDL Patos de Minas
CDL Talentos
SPC Brasil
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • E-mail
(34) 3818-3400

NRF 2015: 5 lições do maior evento de varejo do mundo

25 FEV 2015

NRF 2015: 5 lições do maior evento de varejo do mundo

Em um cenário tão amplo e complexo, são muitos os interesses e diversas as pautas abordadas nas mais de 45 apresentações. Resumo parte dos milhares de ideias e tendências em cinco pontos:

1) Pé no chão

Parece que os gurus acordaram; O Brick’n Mortar (varejo tradicional) ocupou papel importante nas discussões, e não é para menos: algo entre 75% e 95% das vendas de produtos ao consumidor acontecem dentro de lojas.

Como já ocorre há centenas de anos, o bom e velho ponto de venda físico impera, e este é um sinal de maturidade, o mercado cansou de promessas fantásticas.

Deixar lojas físicas para o segundo plano era realmente incoerente e, em algum momento, a razão precisava voltar a prevalecer. Esta hora chegou.

2) Milhares de reis, preferências diversas

O cliente é o rei. Com a abundância de oferta de produtos e canais de distribuição eficientes, o consumidor passou a ter ainda mais poder de decisão com ferramentas de comparação de preços, redes sociais, sites de reclamações e acesso em qualquer lugar graças aos dispositivos móveis.

O consumidor é quem decide sua jornada de compra e os varejistas precisam se preparar. Comprar online e retirar na loja, comprar via celular e receber em casa, comparar artigos e preços dentro da loja. Ninguém segura o comprador sem oferecer uma experiência de canais de vendas integrados e conteúdo relevante.

3) Lojas Anabolizadas

As lojas físicas estão firmes e fortes, os clientes estão cada vez mais ariscos; o que fazer? Anabolizar a experiência dentro da loja, claro! A tecnologia já consegue superar problemas de tempo e distância quando o assunto é comprar.

Integrações sem emendas entre canais de vendas (o chamado Omni-Channel) está na pauta dos grandes varejistas. O desafio agora é tornar a tecnologia evidente e tátil.

Se os compradores têm smartphones, os vendedores precisam estar conectados também. Experiências com nossos clientes comprovam que vendedores com tablets integrados aos sistemas da loja conseguem mais vendas e consumidores mais satisfeitos.

4) Mobile primeiro, segundo, terceiro...

Há alguns anos surgiu o conceito de mobile first, em que o processo de design parte da tela pequena e depois se adapta aos formatos maiores, no caso, tablets e desktops.

A questão é: mobile de quem, para o quê e quando? Os hábitos de uso de dispositivos móveis são diferentes para millennials (em resumo, quem tem entre 25 e 45 anos, aproximadamente) e adultos maduros. Seus bolsos também são diferentes.

O desafio é criar experiências customizadas e relevantes para os dispositivos móveis. Chega de pensar que o celular é apenas uma tela semelhante ao desktop. É o momento de aproveitar o potencial da mobilidade para melhorar os resultados.

5) Caminho reverso

Desde o surgimento da internet, o e-commerce foi considerado um braço do varejo tradicional. Agora, os varejistas online estão indo para o mundo físico.

Birchbox sai da tela da web e vai para a rua, noticiou o Los Angeles Times; Bonobos planeja lojas físicas, anuncia o New York Times.

Varejistas apresentaram dados em que suas vendas online ganham alavancagem com o aumento de pontos de venda físicos. Se antes o mundo online apoiava o varejo físico, hoje sabe-se que a recíproca também é verdadeira.

Os muros estão caindo, a tecnologia está no DNA do varejo e quem ficar de fora desta nova dinâmica, corre o risco de ficar para trás.

A experiência do cliente não tem mais fronteiras e a relação com a marca deve ser contínua, relevante e impactante. Rede social, loja física, site mobile, emails...

Nem e-commerce , nem loja física: o comércio é digital, não importa o canal. Não por acaso, desde 2013 a Itelios incorporou em sua assinatura: Digital Commerce & Services.

 

Fonte: AD News por Caio Ribeiro do Vale

https://www.cdlpatos.com.br/noticias/nrf-2015-5-licoes-do-maior-evento-de-varejo-do-mundo

Sistema CNDL

Fale conosco