O cuidado nas compras pela internet

23 JUL 2014

O cuidado nas compras pela internet

Ao efetuar transações pela internet, o consumidor deve tomar alguns cuidados básicos, como forma de evitar prejuízos decorrentes do uso indevido de seus dados por terceiros de má-fé.

Isso porque informações como número de CPF e identidade, filiação, data de nascimento e endereço, quando vulneráveis, podem auxiliar golpistas na realização de débitos em conta, compras, financiamentos, crediários e, até mesmo, abertura de empresas em nome alheio.

Sendo assim, é importante que, ao realizar compras online, você, consumidor, se certifique quanto à identificação do fornecedor, ou seja, o seu nome empresarial; número de inscrição (CPF ou CNPJ); endereço físico, telefone e demais informações necessárias para sua localização e contato. Procure, também, a política de privacidade do site para saber quais são as medidas adotadas para garantir a segurança dos usuários.

Em qualquer caso, não forneça informações pessoais desnecessárias para realização da compra, prefira lojas virtuais recomendados por familiares ou amigos, desconfie de ofertas muito vantajosas e da exclusividade de pagamento por meio de boleto bancário e/ou depósito em conta.

Além disso, mantenha sempre atualizado o programa de antivírus do seu computador e nunca realize transações online em lan houses, cybercafés ou computadores públicos, pois estes poderão estar desprotegidos.

Outra dica é verificar a existência de reclamações sobre o site no PROCON. Aliás, o Procon-SP disponibiliza uma lista de sites inseguros (http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php), composta exatamente pelos endereços eletrônicos com registro de queixas no órgão. Trata-se de fornecedores que não foram localizados após as denúncias dos consumidores e, portanto, demandam bastante cautela.

Fonte: Amaralina Queiroz - Jurídico - CDL/BH