CDL Patos de Minas
CDL Patos de Minas
CDL Talentos
SPC Brasil
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • E-mail
(34) 3818-3400

Pagar IPTU e IPVA a vista ou a prazo? Especialistas do SPC Brasil dão as dicas

12 JAN 2015

Passada a euforia das festas de fim de ano, das compras de Natal com parcelas a perder de vista e das viagens de férias com família, o consumidor volta à rotina e se depara com uma série de obrigações tributárias como IPTU, IPVA - além de outros compromissos como compras de material escolar e o pagamento de seguros.

E se essas contas não forem bem administradas, podem causar sérios prejuízos ao bolso. Além disso, há sempre aquela dúvida: devo pagar os impostos a vista ou parcelá-los ao longo do ano?

Para os especialistas do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e do portal Meu Bolso Feliz, não existe uma fórmula mágica para evitar o aperto no bolso.

A decisão de sair do vermelho ou então de se manter financeiramente no azul, requer disciplina tanto na hora de traçar o planejamento das contas domésticas quanto na hora de conter os gastos supérfluos.

"O volume de despesas em janeiro e fevereiro é grande e por isso, a palavra-chave é organização. O planejamento é essencial para que o consumidor saiba para onde e o quanto está gastando de dinheiro.

A primeira coisa a se fazer é listar todas as despesas fixas ou ocasionais e avaliar quais são prioritárias - incluindo as prestações de Natal −, seja pela proximidade de vencimento do boleto ou pelo juro mais alto.

Sem esquecer é claro, das contas essenciais para o funcionamento da casa, como luz, água, telefone e supermercado", orienta a economista do SPC Brasil, Marcela Kawauti.


IPTU e IPVA: a vista ou a prazo?


Segundo os especialistas do SPC Brasil, para o consumidor decidir se vai pagar o IPTU e o IPVA a vista ou parcelado é preciso calcular se o desconto obtido no pagamento das contas a vista é maior do que o valor que esse dinheiro renderia caso estivesse em alguma aplicação financeira.

"Vale lembrar que o consumidor tem que ter disciplina para não gastar o dinheiro reservado para pagar as contas com compras supérfluas", alerta a economista.
Na maior parte das regiões do Brasil, é oferecida a opção de pagar o IPVA em quota única − com desconto em torno de 5% sobre o valor total do imposto - ou em, no máximo, quatro parcelas, mas sem qualquer desconto.
No caso do IPTU, a maioria das secretarias de Fazenda do país oferece descontos para pagamentos a vista em torno de 4 e 7%.

Por conta dos valores mais altos, no entanto, os prazos de parcelamento são um pouco mais estendidos: a quantidade de parcelas oferecidas ao contribuinte pode chegar até dez vezes, porém sem qualquer desconto.

 

Tenho dinheiro


"O consumidor que guardou parte do décimo terceiro salário ou fez uma reserva mensal de seus rendimentos e possui dinheiro em conta corrente ou na poupança em geral tem vantagem em pagar os compromissos a vista e aproveitar os descontos oferecidos", afirma Kawauti.

A vantagem, segundo a economista, acontece porque na maioria dos casos os descontos oferecidos superam o rendimento da maioria das aplicações financeiras.

 

Tenho dinheiro, mas está aplicado


Para quem tem dinheiro aplicado em modalidades como CDB ou outros fundos, a economista do SPC Brasil explica que é necessário fazer contas para descobrir se o resgate vale a pena. Para alguns casos específicos é necessário levar em conta os impostos cobrados. 

Também é preciso considerar em qual tipo de investimento que o seu dinheiro está aplicado. "Se o dinheiro está aplicado numa previdência, por exemplo, que tem caráter de longo prazo, o resgate precoce pode levar a um pagamento de imposto de renda maior, o que pode anular o benefício do desconto.

Por fim, vale ficar de olho na carência do instrumento em que o fundo está investido", explica a economista.

 

Não tenho dinheiro


"Já quem não tem dinheiro guardado ou não tem o valor total para pagamento a vista deve inevitavelmente pagar a prazo e iniciar um planejamento desde já para conseguir honrar os pagamentos", orienta a economista.

Mas se essa for a sua escolha, fica a dica: se atenha ao plano de pagamentos mensais porque o atraso nas parcelas incorre em pagamento de juros.
A sugestão dos especialistas do SPC Brasil é que para os próximos anos, o consumidor vá separando todo mês um determinado valor para quitar esses compromissos de início de ano. "O ideal é que ele faça uma pequena economia mensal em uma conta poupança separada.

Assim o consumidor não cai na tentação de gastar o dinheiro com outras finalidades", garante a economista. Além de tudo, vale lembrar que os gastos de início do ano são sempre previsíveis, ou seja, dá para se planejar ao longo do ano para começar o novo ciclo com mais tranquilidade.

 

Fonte: SPC Brasil

 

https://www.cdlpatos.com.br/noticias/pagar-iptu-e-ipva-a-vista-ou-a-prazo-especialistas-do-spc-brasil-dao-as-dicas

Sistema CNDL

Fale conosco