CDL Patos de Minas
CDL Patos de Minas
CDL Talentos
SPC Brasil
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • E-mail
(34) 3818-3400

Pesquisa inédita mostra o perfil do empreendedor mineiro

Estudo revela que 52% dos mineiros entre 18 e 64 anos percebem boas oportunidades para começar um negócio na região em que vivem.
19 JUN 2013

Pesquisa inédita mostra o perfil do empreendedor mineiro

Minas Gerais tem cerca de 3,6 milhões de empreendedores em estágio inicial ou já estabelecidos em suas atividades, o equivalente a 10% da população empreendedora do Brasil. É o que aponta a pesquisa GEM - Global Entrepreneurship Monitor,  de âmbito mundial, realizada pela primeira vez no contexto de um estado.

O projeto GEM em Minas é uma iniciativa do Sebrae Minas, em parceria com o Instituto Brasileiro da Qualidade e produtividade – IBQP. O objetivo de fazer o recorte estadual da pesquisa é entender melhor a realidade dos empreendedores mineiros: suas motivações, os ramos de negócio mais procurados, o nível de escolaridade, renda, idade, grau de inovação e internacionalização dos empreendimentos, entre outras características de seu perfil.

A pesquisa mostra que os empreendedores mineiros correspondiam, em 2012, a 29,1% da população de 18 a 64 anos. Esta proporção, chamada de Taxa Total de Empreendedorismo (TTE), é inferior à do Brasil (30,2%) e expressivamente superior à média do conjunto dos 67 países onde é realizada (20,6%). A Taxa de Empreendedores Iniciais (TEA), principal componente da TTE, alcançou 17,4% em 2012. Esta taxa é superior à observada no Brasil, de 15,4%. A maior iniciativa empreendedora em Minas Gerais é reflexo do melhor desempenho da economia estadual e das condições legais mais favoráveis aos negócios de pequeno porte.

O GEM-Minas também confirma a predisposição da população do estado ao empreendedorismo. Mais de 90% dos mineiros de 18 a 64 anos cogitam, como opção de carreira, iniciar o próprio negócio, e 40% sonham com essa possibilidade.

Além do desejo de empreender, 52% dos mineiros entre 18 e 64 anos percebem boas oportunidades para começar um negócio na região em que vivem. Nesse aspecto, que se assemelha ao percentual registrado pela GEM no Brasil, fica evidente o otimismo da população em relação à economia, e à própria capacidade de empreender e ter sucesso nos negócios.

 

Fonte: Sebrae Minas

https://www.cdlpatos.com.br/noticias/pesquisa-inedita-mostra-o-perfil-do-empreendedor-mineiro

Sistema CNDL

Fale conosco