CDL Patos de Minas
CDL Patos de Minas
CDL Talentos
SPC Brasil
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • E-mail
(34) 3818-3400

Região Sudeste lidera alta da inadimplência no país

Número de inadimplentes no Sudeste do país cresceu 5,32%. Segundo economistas, inadimplência segue em aceleração até o fim do ano
20 AGO 2014

Região Sudeste lidera alta da inadimplência no país

Em julho, o indicador regional de inadimplência do consumidor do SPC Brasil registrou crescimento no número de pessoas inadimplentes em todas as cinco regiões do país.

A região Sudeste lidera a alta com um aumento de 5,32% em relação a julho do ano passado. Seguindo a mesma base de comparação, a região Norte ficou em segundo lugar, com avanço de 5,07% no mesmo período. De acordo com os dados, A região Sul é a menos inadimplente, com um avanço de 4,85%.

De acordo com o levantamento, todas as regiões apresentaram crescimento no número de inadimplentes. Para o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Junior, o fato de todas as regiões apresentarem crescimento na quantidade de inadimplentes mostra que a atividade do país como um todo está desacelerando em comparação com os anos anteriores. "O avanço da inadimplência não se deve apenas a fatores sazonais ou regionais.

O detalhamento do indicador mostra que o atual panorama macroeconômico tem impactado negativamente no atraso de pagamentos das dívidas no Brasil de uma forma generalizada", disse Pellizzaro Junior.

 

Sudeste concentra mais inadimplentes

O detalhamento que aponta a participação de cada região sobre o total de inadimplentes mostra que, em julho deste ano, o Sudeste e o Nordeste concentravam 40,08% e 26,15% das pessoas físicas com dívidas em atraso no Brasil, respectivamente.

Segundo a economista do SPC Brasil, Marcela Kawauti, a participação de cada região no total de dívidas tem forte relação com a representatividade da região na economia brasileira como um todo. "A região Sudeste, é a que tem maior participação no total de inadimplentes, com 40,08% da fatia. Por outro lado, esta região também é a que reponde pela maior parte do PIB brasileiro, com 55,4%, segundo dados do IBGE", explica a economista.

 

Número de dívidas

Com relação ao crescimento do número de dívidas, as maiores altas anuais foram registradas nas regiões Norte e Nordeste, que mostraram avanços de 7,70% e 6,45%, respectivamente. Em termos de participação, o Sudeste novamente se destacou, concentrando 40,20% das dívidas registradas em todo país.

Roque Pellizzaro Junior explica que a análise do indicador de dívidas regional mostra que a tendência para o segundo semestre deste ano ainda é de crescimento da inadimplência. "Fatores como a alta dos preços, o elevado nível de endividamento das famílias e as taxas de juros em patamar alto devem apertar o orçamento dos consumidores e manter a inadimplência em aceleração até o fim do ano", disse.

Baixe o material completo e a série histórica em: https://www.spcbrasil.org.br/imprensa

https://www.cdlpatos.com.br/noticias/regiao-sudeste-lidera-alta-da-inadimplencia-no-pais

Sistema CNDL

Fale conosco