CDL Patos de Minas
CDL Patos de Minas
CDL Talentos
SPC Brasil
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • E-mail
(34) 3818-3400

Taxa de ocupação no varejo teve queda de 0,5% em 2015

29 JAN 2016

Taxa de ocupação no varejo teve queda de 0,5% em 2015

 Pesquisa Mensal de Emprego, divulgada na quinta-feira (28/01) pelo IBGE revelam que, em 2015, a taxa de ocupação no comércio brasileiro caiu 0,5% sobre o ano anterior.

Em dezembro passado, a taxa recuou 2,5% ante o mesmo período de 2014 – o que representa um corte de 112 mil vagas de trabalho. Na mesma base de comparação, o rendimento médio real do trabalhador apresentou retração de 5,6%.

 “Os resultados refletem as condições econômicas desfavoráveis que afetam todos os setores produtivos do País, entre eles o comércio varejista", afirma Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). "Tanto a quantidade de empregos quanto o rendimento anual estão caindo no setor. Tudo isso se deve a incertezas internas e externas que abalam a economia brasileira e, inevitavelmente, resultam no fraco desempenho das vendas.”

Para Burti, a perspectiva é de retração nos próximos meses. Quanto ao restante do ano, a expectativa dependerá de medidas que venham, ou não, ser adotadas pelo governo.

De acordo com o presidente da ACSP, o empresário varejista precisa ficar ainda mais atento neste ano, pois a elevação do desemprego vai derrubar ainda mais o consumo das famílias.

“O lojista precisa se esforçar, fazer liquidações e promoções, renegociar contratos com fornecedores e oferecer preços mais baixos. E precisa evitar, ao máximo, elevar os preços neste momento”, finaliza Alencar Burti.

 

Fonte: Diário do Comércio

https://www.cdlpatos.com.br/noticias/taxa-de-ocupacao-no-varejo-teve-queda-de-0-5-em-2015

Sistema CNDL

Fale conosco