Coronel da policia militar usa tribuna livre Câmara Municipal para falar sobre ¨Projeto Olho Vivo¨

04 NOV 2013

O Coronel Elias Perpétuo Saraiva Comandante da 10ª RPM explicou sobre o “Programa Olho Vivo”, que consiste na implantação de videocameras de monitoramento em Patos de Minas, diuturnamente. O programa foi transformado em política pública, regulamentada pela lei estadual nº 15.435, de 11 de janeiro de 2005, que disciplina a utilização de câmeras de vídeo para fins de segurança.

Segundo o Coronel Elias, as principais funções essenciais das câmeras de videomonitoramento são: a vigilância ostensiva das diversas vias públicas em tempo real, possibilitando a identificação do início de uma ocorrência e garantindo maior segurança à comunidade; a visualização, registro e guarda da imagem de um fato ocorrido, tirando do anonimato o autor; e a produção de provas para a investigação.

Em Patos de Minas, o programa foi dividido em 3 fases, sendo que, em cada uma, serão instaladas 16 câmeras de  videomonitoramento, de acordo com estudo técnico, nos locais com maior incidência criminal. As câmeras serão interligadas através de fibra ótica e em ordem sequencial (progressão), garantido sigilo das imagens geradas. A título de curiosidade, cada operador terá a condição de acompanhar 8 câmeras, sendo que cada câmera possui um zoom de aproximação na ordem de 500 metros, com bastante nitidez.

O Comandante da 10ª RPM explicou ainda que, para a efetivação e otimização do programa, será instalado no município o Centro Integrado de Atendimento e Despacho – CIAD, responsável pelo videomonitoramento; teleatendentes das chamadas de emergência (190); despacho de viaturas; georeferenciamento do crime; coordenação técnica; e estrutura capaz de receber em um único local os serviços de emergência (192, 193 e 198).

O referido programa prevê convênio de cooperação entre a Prefeitura Municipal e a Polícia Militar de Minas Gerais. Dessa forma, será um trabalho integrado entre a Polícia Militar e os demais órgãos do Sistema de Defesa Social (PM, PC, BM, Prefeitura, Guarda Municipal, Samu e Defesa Social).

Fonte: Patos Agora