Diante do último decreto, CDL divulga carta aberta ao comerciante patense e reforça seu compromisso em prol do comércio e da economia local.

26 JUN 2020

CARTA ABERTA AO COMERCIANTE PATENSE

Nesses 40 anos de existência, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Patos de Minas tem trabalhado diuturnamente no sentido de apoiar e de defender os interesses do comércio patense, notadamente do setor Lojista, desde sempre a sua principal pauta institucional.

Nesse momento atípico que todo o mundo está atravessando, a CDL PATOS DE MINAS não tem medido esforços para buscar soluções que amenizem os impactos nos negócios de seus associados.

A entidade tem mantido diálogos interinstitucionais constantes com os órgãos e autoridades públicas, que são responsáveis pela emissão das normativas a serem seguidas, por meio de reuniões frequentes no sentido de conjugar todos os esforços na preservação da saúde e vidas, porém evitando o fechamento do comércio, por entender que não é essa a saída para esta crise.

Na medida em que se constata que estamos diante de uma questão sem qualquer consenso científico na efetivação das medidas de política públicas que seriam as adequadas em tal enfrentamento, não podemos admitir e pactuar que uma atividade ou um setor da sociedade arque, de maneira solitária, com os ônus da crise.

Apesar de a entidade não ter o poder de decisão em relação aos decretos e orientações normativas à população, ela defende o não fechamento do comércio e a adoção de todas as orientações sanitárias e de segurança para os clientes e seus colaboradores, o que já vinha sendo realizado pelos comerciantes e lojistas patenses.

Acreditamos que o comércio não é o foco de contaminação e de aglomerações, que por outro lado têm ocorrido em bancos, lotéricas, supermercados e reuniões festivas particulares que estão sendo realizadas.

Ademais, acredita-se que o município de Patos de Minas tem sido prejudicado também pelo fato de participar de uma macrorregião que abrange outros 32 (trinta e dois) municípios, sendo que muitas dessas Municipalidades não aderiram ao programa Minas Consciente, bem como não estão cumprindo com as orientações sanitárias e normas propostas pelo governo de Minas no âmbito da saúde, o que acaba impactando direta e negativamente nas suas políticas.

Com efeito, a CDL PATOS DE MINAS entende que não podem ser adotadas medidas gravosas às atividades patenses em face de dados genéricos colhidos com base em outros municípios que, porventura, não tenham adotado as medidas de contenção.

Convém ressaltar que o Supremo Tribunal Federal garantiu a autonomia dos Prefeitos para determinarem medidas para o enfrentamento ao coronavírus, por meio da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6.341, no âmbito das necessidades e informações fidedignas locais.

Assim, no intuito de amenizar os impactos nos negócios dos associados, a CDL tem buscado soluções, tais como assessoria na área jurídica, psicológica e de marketing, realização do Feirão de Descontos para contribuir com recebimentos de débitos vencidos e a movimentação de caixa das empresas associadas, alto volume de solicitação e liberação de linhas de crédito contribuindo financeiramente nesse momento através de taxas reduzidas e especiais, redução da tabela de custos da emissão de certificado Digital, bem como a consultoria individual dos nossos associados.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Patos de Minas continuará intransigente na defesa do Comércio Patense, apresentando planos e sugestões alternativos à medida extrema e mais gravosa de fechamento de estabelecimentos e paralisação das atividades empresariais e comerciais.

Sabe-se da importância de se combater a doença, o que não é motivo de questionamento, porém o comércio fechado, bem como a interrupção de tais atividades, aumenta inúmeros outros riscos sociais, como o desemprego, a queda brusca da renda per capita, do poder de compra do consumidor e da arrecadação de impostos.

Por fim, explicitamos aos aguerridos comerciantes e aos cidadãos patenses que a Câmara de Dirigentes Lojistas de Patos de Minas/MG serve-se do presente comunicado para se manter à disposição de todos da cidade de Patos de Minas/MG e região.

Fonte: CDL Patos de Minas