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Recomendações para o enfrentamento do coronavírus nos setores de comércio e serviços .

Ações preventivas são fundamentais para resguardar empresas, funcionários e clientes dos efeitos negativos da pandemia.
18 MAR 2020

Recomendações para o enfrentamento do coronavírus nos setores de comércio e serviços .

Atendimento ao Público

– A CNDL orienta aos seus associados que, em suas áreas de atendimento ao público, seja disponibilizado álcool gel aos clientes, e que a frequência de limpeza de pisos, corrimãos, maçanetas e banheiros seja feita com álcool 70% ou solução de água sanitária.

– O atendimento presencial deve ser feito a uma distância de, pelo menos, um metro entre as pessoas, e os atendimentos ao público externo, assim como visitas fora do ambiente de trabalho, devem ser substituídos por contatos por meios digitais.

– As reuniões devem ser substituídas por contatos telefônicos, videoconferências, e-mails e redes sociais.

Colaboradores

– Os colaboradores que pertencem ao grupo de risco (idosos, diabéticos, hipertensos, pessoas com insuficiência renal e tenham doença respiratória crônica) devem, se possível, serem orientados a realizarem suas atividades home office.

– Devem ter utensílios individuas (copos, xícaras, talheres, etc.).

– Todos colaboradores com suspeita de vírus devem imediatamente ficar em isolamento em suas residências.

Eventos e reuniões

– A CNDL orienta que as entidades do sistema evitem reuniões e eventos presenciais. Desta forma, todas as agendas da CNDL previstas até o final do mês foram canceladas.

– No lugar dos encontros presenciais, dar preferência às videoconferências e às chamadas telefônicas.

Campanha

Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mobiliza esforços para conter a evolução da doença. A entidade já tem realizado campanha interna de prevenção à Covid-19. O material está disponível nas redes sociais da CNDL e no site da entidade: www.cndl.org.br.

Ministério da Saúde

A CNDL segue as orientações emitidas pelo Ministério da Saúde (MS). O órgão desenvolveu aplicativos com dicas de prevenção, descrição de sintomas, formas de transmissão, mapa de unidades de saúde e até uma lista de notícias falsas que foram disseminadas sobre o assunto.

Os aplicativos estão disponíveis para usuários dos sistemas operacionais iOS e Android:

iOS: https://apps.apple.com/br/app/coronav%C3%ADrus-sus/id1408008382

Android: https://play.google.com/store/apps/details?.gov.datasus.guardioes&

Com o objetivo de alertar e esclarecer a população sobre as Fake News que começaram a ser disseminadas sobre o tema, a pasta disponibilizou um número de WhatsApp para envio de mensagens da população para apuração por parte das áreas técnicas do Ministério da Saúde.

Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede. O número é (61) 99289-4640.

A CNDL segue monitorando os desdobramentos da epidemia e as orientações emitidas pelos órgãos competentes.

Essas diretrizes podem ser atualizadas a qualquer tempo.

Fonte: www.cndl.org.br.

https://www.cdlpatos.com.br/noticias/recomendacoes-para-o-enfrentamento-do-coronavirus-nos-setores-de-comercio-e-servicos

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