CDL Patos de Minas
CDL Patos de Minas
CDL Talentos
SPC Brasil
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • E-mail
(34) 3818-3400

Segurança no comércio é tema de palestra na CDL de Patos de Minas

A Tenente Morgana repassou aos presentes dicas de prevenção de segurança.
26 OUT 2017

Segurança no comércio é tema de palestra na CDL de Patos de Minas

Com a aproximação do período de grandes vendas de final do ano, em especial, as compras natalinas, a CDL de Patos de Minas realizou na manhã do dia 17 de outubro, após o sorteio de prêmios da Campanha da Semana das Crianças, em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais, uma palestra com o tema: "Orientações Relativas à Segurança dos Estabelecimentos Comerciais".

A palestra foi ministrada pela Tenente Morgana que apresentou aos presentes (público formado por associados, diretores e colaboradores do comércio lojistas de Patos de Minas), várias medidas de prevenção como ferramentas para aumentar a segurança nos setores comerciais no centro e nos bairros.

No início, a palestrante apresentou ao público presente os 10 setores divididos em mapeamento de áreas que são cobertas com a presença preventiva e ostensiva da Polícia Militar de Minas Gerais, no município de Patos de Minas.

O objetivo da palestra foi informar aos comerciantes, dicas de prevenção preparando os lojistas para o final do ano, onde há um aumento significativo das vendas e grande movimentação no comércio patense. No painel, a palestrante apresentou planilhas de ocorrências policiais de crimes, entre furtos, roubos e assaltos. E, abordou, o tema: Como o crime ocorre? Listando as principais situações que facilitam a ação de criminosos, divididas em três pontos: ausência de vigilância; ofensor motivado e alvo disponível.

Segundo a Tenente Morgana, cada detalhe é importante para coibir ações de pessoas mal intencionadas durante o período da campanha de Natal e vendas de final de ano. Além de instalação de equipamentos de segurança é importante a atenção constante de proprietários e funcionários do comércio a qualquer atitude suspeita, bem como um integração de rede de segurança entre os lojistas vizinhos. No formato do projeto de Rede de Vizinhos Protegidos que funcionam em vários bairros de moradores de Patos de Minas.

A apresentação da Polícia Militar, por meio da Tenente, objetivou repassar dicas com objetivos, ações e orientações, como: Reduzir a criminalidade e aumentar a sensação de segurança; Promover a mobilização social e a aproximação entre os comerciantes, bem como entre eles e a Polícia Militar; Despertar a consciência solidária; Incentivar a vigilância informal; Coibir a ação de possíveis criminosos; Garantir a segurança pessoal e patrimonial por meio de pequenas mudanças de comportamentos e compartilhamento de informações de interesse da segurança; Elabore projetos de segurança com seus vizinhos comerciantes, para que possam fazer vigilância mútua; Instale em seu comércio fechaduras e travas de qualidade, além de ter uma boa iluminação; Instale também câmeras de segurança e mostre para os clientes que eles estão sendo filmados; Guarde suas mercadorias em local seguro; Nunca deixe quantia em dinheiro à mostra; Evite deixar dinheiro nos caixas, restrinja apenas a quantia que for necessária; Não instale o caixa na entrada do estabelecimento comercial. Isso atrai infratores, pois a fuga é facilitada; Evite deixar no comércio apenas um funcionário. Enquanto um infrator desvia sua atenção, o outro furta mercadorias e dinheiro; Oriente seus funcionários e clientes: bolsas e sacolas são grandes atrativos para infratores; Evite rotinas para manuseio de dinheiro; Evite expor suas mercadorias na entrada da loja de forma a atrapalhar a visão externa; Treine seus funcionários visando a própria segurança, do local de trabalho e dos clientes; Verifique os pontos vulneráveis de seu estabelecimento.

https://www.cdlpatos.com.br/noticias/seguranca-no-comercio-e-tema-de-palestra-na-cdl-de-patos-de-minas

Sistema CNDL

Fale conosco