Sistema de emissão de notas fiscais que estava fora do ar em Patos de Minas volta a funcionar

23 OUT 2014

Na manhã desta última segunda-feira (20) a Prefeitura Municipal de Patos de Minas emitiu um comunicado informando que o ISS intel, sistema que emite notas fiscais na cidade está desativo e, sem previsão para voltar. O sistema contratado pela administração municipal encontrava-se desativa para todo o município por motivos alheios à vontade da administração, contudo a situação já foi regularizada.

De acordo com Kelson Carlos, secretário de finanças e orçamento da Prefeitura, o caso deu por motivo que o Ibrama – Instituto Brasileiro de Apoio à Modernização Administrativa, empresa contratada desde 2011 devia mensalidades para uma empresa parceira e, por esse motivo brigaram. “Infelizmente na lei 866 fala que se a pessoa faz contrato com a Prefeitura tem direito a terceirizar 1/3 do serviço com parceiros que podem ajudar. Os parceiros brigaram no final de semana e consecutivamente cortou o sistema do ar”.

O secretário ressalta que foi uma falta de responsabilidade de não terem informado a Prefeitura. “Na sexta-feira, a Prefeitura notificou o Ibrama, que responderam na terça-feira dando uma justificativa invasiva, ou seja, não concluíram nada e, com isso na segunda-feira, a prefeitura novamente fez uma notificação por sedex para a empresa responsável resolver o impasse e também irá entrar na justiça contra a empresa, motivo pelo qual é de suma importância dar satisfação para a população patense já que foram os prejudicados. Assim, a administração não perde a credibilidade diante do contribuinte, ressarcindo os danos morais e financeiros ao município”, declarou o secretário.

Empresários de vários segmentos ressaltam os problemas causados, acarretando um prejuízo, visto que não puderam receber. Enquanto o problema não havia saída, empresários e outros profissionais revoltaram com a problemática situação. Em conversa com Rodrigo Maicow, empresário no segmento de comunicação, o mesmo revelou a indignação, advertiu que aquela situação era um absurdo e lamentável.

Não foram calculados os valores dos danos causados pelo sistema inoperante. O secretario declarou que procurou as duas empresas e declararam que o sistema não vai sair mais do ar, e que visitarão a Prefeitura para uma conversa na próxima quinta-feira entre o secretário de finanças e, o diretor de receita. Foi feito um decreto de prorrogação de vencimento do dia 20 para dia 31 de dezembro, porém ainda não está no ar, Kelson lembra aos patenses para aguardarem a normalização.

Fonte: Notícias das Gerais