Todos contra o coronavírus : Patos de Minas ganhará 80 unidades de dispenser semiautomático para álcool em gel.

A CDL Patos de Minas é uma das patrocinadoras para viabilização do projeto, juntamente com a Prefeitura Municipal e o Procon .
13 JUL 2020

Frente aos impactos do COVID-19, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Patos de Minas, juntamente com a Prefeitura Municipal e o Procon, se uniram para viabilizar a produção e distribuição de 80 unidades de dispenser semiautomático para álcool em gel de uso coletivo, que serão instalados em locais estratégicos com grande circulação de pessoas, dentre eles o terminal rodoviário e o centro da cidade.

O projeto desenvolvido por alunos e servidores do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Edital 01/2020 da PROPI/PROEXT -IFTM, sob orientação do professor Guilherme Henrique Caetano Barros, consiste em dispositivos para esterilização das mãos que são acionados por um pedal, fazendo com que o único contato do usuário com o dispenser seja a sola do pé e evitando o risco de transmissão.

Além do dispensador semiautomático de álcool em gel, serão confeccionadas máscaras N95 reutilizáveis e 300 unidades de extensor de orelha - aparelho que servirá para evitar o desconforto causado pelo uso das máscaras de proteção. Também serão confeccionados em 3D, 100 unidades de abridores de porta, outro equipamento de proteção que vai diminuir os riscos de contaminação através do contato com as maçanetas.

O coordenador do projeto "IFTM Patos de Minas contra o coronavírus", professor Mestre, Guilherme Henrique Caetano Barros, destaca a importância dos institutos federais em desenvolver produtos que ajudam no desenvolvimento regional em épocas de crise e reconhece a competência de sua equipe, composta pela Dra. Júnia Magalhães Rocha, Dra. Carolina Pimenta Mota e Jessé Italo Silva, além dos alunos voluntários Arthur Mota Gonçalves, Lucas Henrique Gomes Souza e Rafael de Lima Gomes, pesquisadores responsáveis por idealizar, projetar e fabricar os equipamentos que ajudará no combate à Covid-19. Ele ressalta e agradece a parceria firmada com os patrocinadores, como a CDL de Patos de Minas, que vem dando apoio ao projeto.

â??â??Para um momento tão delicado, um projeto extremamente criativo, que consiste em uma medida de higiene que ajudará ainda mais no combate ao Coronavírus. Parabéns ao Instituto Federal Triângulo Mineiro Campos Patos de Minas pelo desenvolvimento e ao PROCON pela parceira â??â?? : Pontuou a gerente executiva da CDL Patos de Minas, Renata Teixeira.